sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PROJETO TRÂNSITO

PROJETO TRÂNSITO

             Projeto elaborado e executado pelas professora regentes do 1º A Nádia , 2º B Naila e Arte professora Ariele.




 PROJETO TRÂNSITO






01. INTRODUÇÃO

O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha o vazio resultante deste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo e desfaz valores. No trânsito ele não é diferente, competitivo e cada vez mais egoísta e agressivo. Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas.

O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.

Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido. É preciso fazer algo! As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas, como um canal de informações para as crianças.



02. JUSTIFICATIVA

Os alunos que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomoverem e chegarem até a mesma. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola.



03. OBJETIVOS

* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;

* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;

* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;

* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;

* Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;

* Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;

* Identificar o significado da sinalização;

* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;

* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;

* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;

* Desenvolver a atenção e a percepção;

* Identificar os principais sinais de trânsito;

* Ensinar obediência à sinalização;

* Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância, Responsabilidade e Humildade.


05. PÚBLICO ALVO: 1º A E 2º B ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professores: Ariele Centurion dos Santos

Nadia Caceres

Naila da Silva Fernandes



06. METODOLOGIA

Para começarmos as crianças sentaram em círculo e o tema Trânsito foi debatido, deixando as crianças falarem o que sabiam sobre o assunto. Logo após foi realizado um passeio ao redor da escola com as crianças para as conhecerem as sinalizações existentes como faixas e placas. Em outro momento as normas e regras existentes na escola foram trabalhadas através de atividades xerocopiadas para as crianças responderem conforme o conhecimento anterior.

Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto trânsito foi disponibilizado para os estudantes. As cantaram músicas, fizeram desenhos sobre o trânsito.

Uma maquete sobre o trânsito foi confeccionada com caixas recicláveis pelos próprios alunos. Para conclusão do projeto em sala foi realizado uma discussão sobre a importância das regras de trânsito e posteriormente os alunos fizeram uma ilustração de como seria um trânsito bem organizado. Para fechamento o projeto o mesmo será disponibilizado na rede social face book.



7. RECURSOS:

- HUMANOS: alunos, professores,

- MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, colagens, pinturas, livros.





08. CONTEÚDOS:

- PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.

- MATEMÁTICA: desenhos geométricos.

- ARTE: cores dos semáforos, recortes, confecção de meio de transportes (materiais recicláveis).

- HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.

- CIÊNCIAS: primeiros socorros.



09. AVALIAÇÃO:

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:

- Observando a participação, interesse e entusiasmo;

- Resolução de dúvidas;

- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;

- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;

- Observando as mudanças comportamentais;

- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;



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Quem sou eu

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A Escola Estadual Prof. Antonio Salústio Areias, sediado no município de Aquidauana. Em 19 de março de 1952 por ato nº 5 da Prefeitura Municipal, foi criada a Escola Municipal do Guanandi, em 23 de abril de 1956, pela portaria nº 92 passou a Escolas Reunidas em 15 de abril de 1958, através do decreto nº 418, passou a Grupo Escolar do Bairro Guanandi. Com o Decreto nº 822 de 15 de dezembro de 1976, Diário Oficial 17.231, pág. 5, dá nova denominação ao Grupo Escolar do Bairro Guanandi, com sede no município de Aquidauana neste Estado. Ficando denominada Escola Estadual de 1º Grau “Prof. Antonio Salústio Areias”. Em 23 de janeiro de 1981, por determinação da Sr.ª Agente Regional de Educação, Profª Sônia Oshiro, em virtude das péssimas condições físicas do prédio onde funcionava à rua Manoel Antonio Paes de Barros nº 1.894 neste município, achou por bem transferir a Unidade Escolar para o Prédio da Escola Estadual de 2º Grau “Jango de Castro”, sito a Rua Francisco de Castro S/N, hoje Rua 13 de junho nº 2005.