terça-feira, 11 de setembro de 2012

PROJETO DE MATEMÁTICA 4º ANO A E B

TRABALHANDO COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO SALÚSTIO AREIAS.

PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO: 24/07 a 21/08/2012

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: TANIA REGINA, ELIANE E SUELY

PÚBLICO ALVO: ESTUDANTES DO 4º ANO A e B





PROJETO: TRABALHANDO COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS



CONTEÚDOS:

Sólidos geométricos

- Corpos redondos

- Corpos não redondos: poliedros (blocos retangulares, prismas e pirâmides)





OBJETIVOS:

•Identificar e classificar os sólidos geométricos em redondos e não redondos.

•Identificar diferenças entre figuras bidimensionais de tridimensionais.

•Identificar diferenças entre sólidos geométricos em corpos redondos e não redondos ou poliedros,

nomeando-os.

•Nomear e identificar nos sólidos geométricos seus elementos: faces, arestas e vértices.





METODOLOGIA:



NA SALA DE AULA



Pedir aos alunos que formem grupos de no máximo 5 componentes e entregue uma caixa com sólidos geométricos a cada grupo. Deixe que explorem livremente o material, isto é, que empilhem, façam construções, sequências e outras brincadeiras.

Após a exploração dos sólidos, dê a cada grupo algumas caixas e diga que os grupos devem organizar seu material como se possuíssem uma loja onde são vendidas caixas. A proposta é pensar numa arrumação que facilite atender ao pedido do cliente. Quando concluírem a arrumação, os grupos decidem quem são os vendedores e quem são os clientes. Os vendedores ficam nas lojas e os clientes circulam pelos outros grupos (lojas) para comprarem.

Depois da brincadeira, reúna todos os grupos numa roda e peça para cada um explicar como organizaram suas lojas.

Organize uma roda com os alunos e no centro coloque os sólidos geométricos. Dê pistas sobre o sólido que esta pensando, como:

- O sólido que estou pensando têm 3 faces retangulares, 2 faces triangulares e 6 vértices. Quem sabe?

Sou bem redondo e sem nenhuma face ou vértice. Quem sabe?

A criança que souber corre até o centro da roda, pega o sólido e diz o nome. Se acertar, continua o jogo dando as pistas sobre o sólido até algum colega descobrir.

Depois de algum tempo, sugira algumas modificações no jogo:

- Mostre uma imagem ou objeto e os alunos vão descobrir qual é o sólido. Ex: Lata de batata chips, embalagem de leite, imagem de pirâmides do Egito, etc.

- Encontrar o sólido e contar quantos vértices ele tem ou quantas faces.

NA SALA DE TECNOLOGIA

Dividir os alunos em grupo ( Cada grupo terá um aluno que ficará responsável em comentar no facebook a participação do grupo na realização do trabalho);

Pesquisar no site http://www.escolovar.org/mat_geometri_cinzentos1.htm os sólidos geométricos estudados em sala de aula;

Criar slides com sólidos geométricos no Power Point, nomeando e identificando as faces, arestas e vértices;

Publicar os slides e o comentário do grupo na rede social.





RECURSOS:

Caixa contendo sólidos geométricos;



Embalagens vazias de várias formas e tamanhos;



Computador, Power Point, máquina fotográfica e Data Show;



Internet: http://www.escolovar.org/mat_geometri_cinzentos1.htm



AVALIAÇÃO:

Realização/desenvolvimento das atividades em sala de aula e STE.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Escola Estadual Prof. Antonio Salústio Areias, sediado no município de Aquidauana. Em 19 de março de 1952 por ato nº 5 da Prefeitura Municipal, foi criada a Escola Municipal do Guanandi, em 23 de abril de 1956, pela portaria nº 92 passou a Escolas Reunidas em 15 de abril de 1958, através do decreto nº 418, passou a Grupo Escolar do Bairro Guanandi. Com o Decreto nº 822 de 15 de dezembro de 1976, Diário Oficial 17.231, pág. 5, dá nova denominação ao Grupo Escolar do Bairro Guanandi, com sede no município de Aquidauana neste Estado. Ficando denominada Escola Estadual de 1º Grau “Prof. Antonio Salústio Areias”. Em 23 de janeiro de 1981, por determinação da Sr.ª Agente Regional de Educação, Profª Sônia Oshiro, em virtude das péssimas condições físicas do prédio onde funcionava à rua Manoel Antonio Paes de Barros nº 1.894 neste município, achou por bem transferir a Unidade Escolar para o Prédio da Escola Estadual de 2º Grau “Jango de Castro”, sito a Rua Francisco de Castro S/N, hoje Rua 13 de junho nº 2005.