ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO SALÚSTIO AREIAS.
PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO: 24/07 a 21/08/2012
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: TANIA REGINA, ELIANE E SUELY
PÚBLICO ALVO: ESTUDANTES DO 4º ANO A e B
PROJETO: TRABALHANDO COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
CONTEÚDOS:
Sólidos geométricos
- Corpos redondos
- Corpos não redondos: poliedros (blocos retangulares, prismas e pirâmides)
OBJETIVOS:
•Identificar e classificar os sólidos geométricos em redondos e não redondos.
•Identificar diferenças entre figuras bidimensionais de tridimensionais.
•Identificar diferenças entre sólidos geométricos em corpos redondos e não redondos ou poliedros,
nomeando-os.
•Nomear e identificar nos sólidos geométricos seus elementos: faces, arestas e vértices.
METODOLOGIA:
NA SALA DE AULA
Pedir aos alunos que formem grupos de no máximo 5 componentes e entregue uma caixa com sólidos geométricos a cada grupo. Deixe que explorem livremente o material, isto é, que empilhem, façam construções, sequências e outras brincadeiras.
Após a exploração dos sólidos, dê a cada grupo algumas caixas e diga que os grupos devem organizar seu material como se possuíssem uma loja onde são vendidas caixas. A proposta é pensar numa arrumação que facilite atender ao pedido do cliente. Quando concluírem a arrumação, os grupos decidem quem são os vendedores e quem são os clientes. Os vendedores ficam nas lojas e os clientes circulam pelos outros grupos (lojas) para comprarem.
Depois da brincadeira, reúna todos os grupos numa roda e peça para cada um explicar como organizaram suas lojas.
Organize uma roda com os alunos e no centro coloque os sólidos geométricos. Dê pistas sobre o sólido que esta pensando, como:
- O sólido que estou pensando têm 3 faces retangulares, 2 faces triangulares e 6 vértices. Quem sabe?
Sou bem redondo e sem nenhuma face ou vértice. Quem sabe?
A criança que souber corre até o centro da roda, pega o sólido e diz o nome. Se acertar, continua o jogo dando as pistas sobre o sólido até algum colega descobrir.
Depois de algum tempo, sugira algumas modificações no jogo:
- Mostre uma imagem ou objeto e os alunos vão descobrir qual é o sólido. Ex: Lata de batata chips, embalagem de leite, imagem de pirâmides do Egito, etc.
- Encontrar o sólido e contar quantos vértices ele tem ou quantas faces.
NA SALA DE TECNOLOGIA
Dividir os alunos em grupo ( Cada grupo terá um aluno que ficará responsável em comentar no facebook a participação do grupo na realização do trabalho);
Pesquisar no site http://www.escolovar.org/mat_geometri_cinzentos1.htm os sólidos geométricos estudados em sala de aula;
Criar slides com sólidos geométricos no Power Point, nomeando e identificando as faces, arestas e vértices;
Publicar os slides e o comentário do grupo na rede social.
RECURSOS:
Caixa contendo sólidos geométricos;
Embalagens vazias de várias formas e tamanhos;
Computador, Power Point, máquina fotográfica e Data Show;
Internet: http://www.escolovar.org/mat_geometri_cinzentos1.htm
AVALIAÇÃO:
Realização/desenvolvimento das atividades em sala de aula e STE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário